Revista Alvo destaca propostas de Anivaldo Vale para os 400 anos de Belém

Anivaldo Vale foi um dos entrevistados da revista Alvo em edição especial para as Eleições 2012 que tem como proposta ajudar os eleitores de Belém a decidirem em quem irão votar no dia 7 de outubro. O candidato da coligação União por Belém (PR, PTB, PDT e PRB) destacou propostas do seu programa de governo, falou da importância de manter parcerias com o governo federal para garantir recursos para a continuidade de grandes obras como o BRT e os projetos de macrodrenagem, rebateu algumas críticas e também falou de sua trajetória política. Confira a entrevista:

Na sua opinião, Belém mudou pra melhor na gestão  do atual prefeito, Duciomar Costa?

Belém mudou muito nos últimos 8 anos. Quando o  atual prefeito assumiu, encontrou a prefeitura com dívidas, sem crédito e a cidade abandonada. Conjuntos  habitacionais eram só buracos e lama. O Índice de  Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) era baixo,  pois a Educação não era prioridade. Duciomar arrumou  a casa e trabalhou para viabilizar grandes projetos e  melhorar indicadores vergonhosos que existiam. Hoje, Belém vive nova fase: Portal da Amazônia, BRT, Pórtico  Metrópole; macrodrenagem da Estrada Nova e Paracuri; 2.500 ruas asfaltadas; academias ao ar livre etc. Nunca  houve volume de investimento tão grande em Belém como na nossa gestão. O projeto de macrodrenagem da Estrada Nova, por exemplo, vai beneficiar mais de 350 mil pessoas. No Paracuri e Telégrafo, os serviços de saneamento vão beneficiar 500 mil pessoas com macrodrenagem, abastecimento de água, iluminação, tratamento de esgoto e asfalto. Então foi uma mudança radical na cidade.

Mas, o BRT ainda não foi concluído, candidato. A saúde também não parece muito bem, ou estou errado?

Belém é a única porta aberta para atender os pacientes vindos do interior, sem receber contrapartida para essa demanda. Isso faz com que, muitas vezes, o serviço fique sobrecarregado nos PSM’s, apesar dos investimentos da atual administração no setor. Na nossa gestão, vamos continuar investindo na abertura de novos leitos; contratação de mais médicos; postos de saúde 24 horas; ampliação do atendimento de urgência e emergência; construção de novos PSMs (UPAS), descentralizando o atendimento para outros bairros e distritos; criação do Centro de Referência Especializado à Mulher. A prefeitura está implantando o BRT, que fará uma revolução no trânsito, melhorando a qualidade do transporte coletivo e a vida das pessoas que não enfrentarão mais congestionamentos para chegar em suas residências ou trabalho. O BRT terá 40 ônibus modernos ligando Icoaraci/Centro de Belém; 23 paradas climatizadas e o passageiro pagará uma passagem para fazer o seu percurso. Há tempo, Belém precisava de uma obra como essa, mas somente na atual gestão, o sonho está virando realidade. Nós vamos prosseguir com essas obras para fazer a transformação que o trânsito de Belém precisa.

A educação também melhorou nos últimos 8 anos?

A educação avançou muito na nossa gestão. Basta ver o IDEB. Em 2005, a média de Belém era 3. Em 2011, alcançou 4,4, média estipulada somente para 2015. Isso é resultado de muito investimento no setor. Enquanto muitos Estados e municípios discutiam se iam pagar ou não o piso dos professores, Belém estava na frente, pagando acima desse valor aos seus docentes. Isso sem falar na qualidade das escolas, da merenda escolar e do trabalho pedagógico desenvolvido no município

Qual será a sua marca de governo?

Nós trabalhamos com planejamento, por isso, para realizar as grandes obras, apresentamos projetos e, muitos deles, já estão com os recursos assegurados. Vamos concluir a avenida Portal da Amazônia até a UFPa; duplicar a Bernardo Sayão e a Perimetral até Dr. Freitas viabilizando o anel viário de Belém; concluir a João Paulo II até Ananindeua; continuar calçadas cidadãs; ampliar ciclovias; abrir novas vias; construção de terminal de cargas; integração dos modais de transporte público urbano; construção de mais avenidas parques; e interligação Belém/Mosqueiro via Outeiro, com construção de um grande anel viário. Vamos concluir o projeto de macrodrenagem da Estrada Nova e da bacia do Paracuri;  ampliar a cobertura de esgoto sanitário às bacias de Outeiro, Mata Fome, Tamandaré, Murutum e Aurá; Construir novos Pronto Socorros (UPA’S) e um Centro de Referência da Mulher; avançar ainda mais na melhoria da Educação; asfaltar novas ruas, construir novas academias ao ar livre; criar a Secretária Municipal de Segurança Comunitária e muito mais. Nossa principal marca será muito trabalho, com respeito pelo povo e zelo com recursos públicos

De acordo com a última pesquisa do IBOPE, o senhor aparece em 6° lugar. Ainda acredita que possa vir a ganhar as eleições?

A pesquisa está nas ruas, no coração e no carinho demonstrado pelas pessoas em nossas caminhadas. Estou otimista que estarei no segundo turno, até porque as pesquisas internas realizadas pelo partido mostram números bem diferentes daqueles que vêm sendo divulgados por alguns institutos. Temos muito trabalho para mostrar e essa é nossa diferença. Belém hoje é outra, com obras estruturantes que estão mudando a cara da cidade. Belém não pode regredir.

Candidato, eu volto a insistir. A maioria dos projetos da atual gestão ainda não foi concluído.

Nós vamos dar continuidade às obras do Duciomar que começaram a preparar a cidade para a chegada dos seus 400 anos.

Então, o senhor garante que teremos uma nova Belém, no seu governo?

Tenho experiência e sei fazer. Participei da concepção de todos esses grandes projetos executados pela atual gestão e que estão mudando a cara de Belém. Conheço todos eles e sei como fazer. Muitos candidatos, infelizmente, estão apenas repetindo em suas propostas  o que nós já estamos fazendo. Aliás, têm candidatos  que tiveram oportunidade de fazer e não fizeram. Nós  vamos avançar nessas obras a fim de fazer de Belém uma cidade cada vez melhor para se viver.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s